Sumário
- Introdução
- Por que feedback é importante?
- Feedback não é tudo igual?
- Como realizar um feedback de qualidade?
- Pessoas são únicas
- Considerações
- Referencias
Introdução
Recentemente finalizei a leitura do livro “Preciso saber se estou indo bem! Uma história sobre a importância de dar e receber feedbacks” do autor Richard L. Willians, este livro foi uma indicação do meu amigo Davi já há alguns anos, obrigado pela recomendação!
Uma das habilidades que está em foco para aperfeiçoamento este ano de 2025 é a comunicação, onde busco uma comunicação:
- Assertiva: conseguir transmitir as informações com clareza, dinâmica e respeito, para que assim obtenha o retorno esperado;
- Não violenta: foca em uma comunicação que promove empatia, conexão e respeito, voltada para melhorar os relacionamentos.
Sou programador e temos o péssimo hábito de nos isolar e quando nos comunicamos nem sempre fazemos de uma maneira que seja fácil para o interlocutor, usando uma alta carga de termos técnicos e muita complexidade. É necessário clareza e assertividade na comunicação quando estamos, por exemplo, auxiliando um programador menos experiente, em reunião com o cliente ou time, ou mesmo dando um feedback.
Por que feedback é importante?
Uma das grandes frustrações é ficar à deriva, sem saber se o que estamos fazendo está bom ou onde pode melhorar.
Com o devido feedback, podemos:
- Ajuste de comportamento e habilidades: o feedback permite corrigir ações antes que se tornem problemas maiores, ajudando a melhorar comportamentos e habilidades de forma contínua;
- Evita a zona de conforto: sem feedback, as pessoas podem se sentir estagnadas, acreditando que estão no caminho certo, mas sem saber se estão realmente alcançando seus objetivos;
- Aumenta a confiança e motivação: o feedback positivo reforça ações corretas e dá clareza, aumentando a motivação para continuar crescendo;
- Fortalece o trabalho em equipe: um feedback bem executado cria um ciclo de aprendizado dentro da equipe, promovendo colaboração e crescimento conjunto.
- Feedback como sinal de confiança: receber feedback é um indicativo de que alguém acredita no seu potencial e está disposto a investir em seu desenvolvimento.
Feedback não é tudo igual?
Estamos acostumados a associar feedback com algo negativo, mas temos as seguintes possibilidades:
- Positivo: focado em reforçar repetição de comportamento;
- Corretivo: focado em mudanças de comportamento;
- Desprezo: ofensivo;
- Insignificante: sem valor nem importância.
Temos 5 princípios básicos sobre um feedback.
- A qualidade de qualquer relação, profissional ou pessoal, depende da qualidade e quantidade de feedbacks que recebemos. Caso recebamos feedbacks pobres, críticos ou ofensivos, a relação também será afetada;
- Cordialidade é fundamental em um feedback, se importar com o outro demonstra o valor que você tem por ela, demonstrando e fortalecendo laços;
- Contato visual, quando não o fazemos é como se estivéssemos dizendo para a outra pessoa “Você não é importante o suficiente para que eu perca meu tempo olhando para você”, então sempre devemos manter o contato visual e aproveitar a oportunidade de obter feedback do caminhar da conversa;
- Algumas pessoas demandam demais feedbacks que outras, tendo uma “manutenção alta”, para esse tipo de pessoa, quanto menos feedback pior será;
- Sonegar feedback a uma pessoa é uma espécie de castigo psicológico, podendo trazer consequências devastadoras.
O livro apresenta o conceito de “balde de feedback”, e cada pessoa tem o seu, onde todos os 4 tipos de feedbacks são armazenados e para cada um deles há uma consequência
- Positivo: enche o balde e incentiva a repetição do comportamento e gera motivação;
- Corretivo: pode estabilizar ou furar o balde, dependendo da abordagem e para cada feedback corretivo podemos acrescentar diversos furos ao balde;
- Desprezo: fura o balde com agilidade, desmotivando e gerando impacto negativo;
- Insignificante: não enche nem esvazia o balde, trazendo indiferença e irrelevância.
De imediato notamos a importância que o feedback positivo traz, e a cautela nos demais que devemos ter.
Dependendo da quantidade de furos que o balde da pessoa tenha, o processo para “tampá-los” com feedbacks positivos podem levar tempo até ocorrerem, esses furos podem vir do ambiente de trabalho ou familiar, podendo vir desde a infância da pessoa!
Oferecer feedback eficiente é uma das técnicas mais poderosas de comunicação. Quando melhoramos nossas habilidades de feedback, estabelecemos um processo de compreensão, respeito e confiança em uma relação. É esse o poder que esse conceito tem. (WILLIANS, 2005, p. 59)
Como podemos observar, manter uma comunicação é uma ferramenta poderosa para fortalecer laços e fornecer ferramentas para que a pessoa se guie e continue sua evolução.
Como realizar um feedback de qualidade?
Feedback positivo: reforçando comportamentos e incentivando a sua repetição
Para o feedback positivo, temos 3 elementos:
- O que é: reconhecimento genuíno que reforça comportamentos desejados, motivando sua repetição;
- O que não é: não é elogio vazio ou genérico;
- Como transmitir: devemos ser específicos, sinceros e focados em ações ou resultados que merecem reconhecimentos.
Exemplo prático
- O que é: “Parabéns pela apresentação clara e organizada no relatório de vendas. Seu cuidado com os detalhes facilitou a tomada de decisões.”
- O que não é: “Ótimo trabalho!” (genérico, sem especificar o que foi feito de bom).
- Como transmitir: “Gostei muito da sua apresentação porque você destacou os pontos principais com dados precisos e gráficos bem explicados. Isso nos ajudou a enxergar o panorama rapidamente. Continue assim!”
Os 4 passos do feedback positivo
- Descreva um comportamento específico;
- Descreva as consequências do comportamento;
- Descreva como você se sente em relação ao comportamento;
- Descreva como você se sente dessa forma.
Exemplo prático
- Descreva um comportamento específico.
“Na semana passada, você foi responsável por preparar o relatório financeiro e, infelizmente, não entregou o documento no prazo combinado e não me avisou sobre o atraso.”
- Descreva as consequências do comportamento.
“Isso gerou uma situação em que, quando fui cobrado, percebi que o relatório não tinha sido feito, e eu precisei me apressar para finalizá-lo e atender a demanda.”
- Descreva como você se sente em relação ao comportamento.
“Eu me senti um pouco ansioso, porque estávamos dependendo daquele documento para tomar decisões importantes e, quando percebi a falta dele, a situação se complicou.”
- Descreva como você se sente dessa forma.
“Eu gostaria realmente de evitar esse tipo de situação no futuro, pois gera um estresse desnecessário para todos nós, e sabemos o quanto é importante manter a confiança e a colaboração no time.”
Feedback corretivo: corrigindo comportamentos
Há momentos em que será necessário utilizar o feedback corretivo, pois foram realizados diversos feedbacks positivos e não surgiram os resultados esperados.
Mesmo sendo um feedback mais cauteloso, ele não precisa (e não deve) ser feito de maneira agressiva.
Cinco passos para corrigir um comportamento
- Tente dar feedback positivo antes de qualquer coisa;
- Faça perguntas cuidadosamente orientadas;
- Diga claramente a mudança necessária;
- Aplique a disciplina apropriada;
- Estabeleça um limite.
Exemplo prático
- Tente dar feedback positivo antes de qualquer coisa.
“Eu realmente aprecio o esforço que você tem colocado nas suas tarefas e o compromisso com o time. Seu trabalho é valioso, e você tem feito contribuições importantes.”
- Faça perguntas cuidadosamente orientadas.
“Eu percebi que o relatório não foi entregue no prazo combinado. O que aconteceu para que isso não fosse feito? Houve algum desafio ou dificuldade em particular que podemos resolver juntos?”
- Diga claramente a mudança necessária.
“É importante que, quando algo não puder ser entregue no prazo, você me avise quanto antes para podermos planejar juntos uma solução. A comunicação é essencial para garantir que possamos trabalhar de forma eficaz e sem contratempos.”
- Aplique a disciplina apropriada.
“Para evitar que situações como essa aconteçam novamente, precisamos ser mais atentos aos prazos e garantir que o trabalho seja entregue a tempo. Se houver algum obstáculo, precisamos discutir isso antecipadamente.”
- Estabeleça um limite.
“Gostaria de ver uma melhoria nessa área nos próximos dias. Se o comportamento continuar a se repetir, teremos que conversar sobre como podemos melhorar a organização e o comprometimento com os prazos para o bem da equipe e do projeto.”
Pessoas são únicas
Cada pessoa é única, trazendo suas qualidades, melhorias, anseios, sonhos, etc. É fundamental compreender e conhecer a pessoa, pois assim podemos ajudar da melhor forma possível, porém, devemos ter claro na mente que tudo dependerá da outra pessoa, por mais que sejam utilizadas técnicas de comunicação, feedbacks e esgotadas todas as ferramentas e possibilidades. Podem ocorrer momentos que o melhor para ambos seja buscar novos horizontes e oportunidades.
Considerações
Se comunicar, dar e receber feedbacks são essenciais, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Ao reforçarmos positivamente o que apreciamos na outra pessoa, estamos estreitando os laços e construindo um caminho saudável para a relação.
Como profissional, marido, pai, filho, amigo, fico pensando em como utilizar dessas ferramentas para potencializar as relações e assim colher frutos, permitindo ajudar outras pessoas e também me tornar uma pessoa melhor todos os dias.
Referencias
- WILLIAMS, Richard L. Preciso saber se estou indo bem! Uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de janeiro, Sextante, 2005.