Sábado dia 10/09/2016 foi um dia muito top, ocorreu o Front In Vale 2016. Um evento fantástico com uma galera muito bacana e que fazem a internet dia a dia com projetos pra lá de excelentes, e também uma oportunidade de encontrar amigos.
O evento já começa com dois pés no peito com uma super palestra da Alda Rocha com o tema “Empoderei, e agora?”, vários pontos bem interessantes e que nos faz refletir sobre nossas carreiras e nossas atitudes do dia a dia, e como motivar novas pessoas a engessarem no mercado de TI..
Logo em seguida já outra palestra fantástica do Eduardo Matos com o tema “Jurassic JavaScript Park: rodando offline até na Ilha Nublar”, abordando vários métodos de como armazenar dados do lado do cliente e com isso melhorar a experiência do usuário entregando aplicações que agregam valor.
E para fechar a primeira etapa antes do almoço, tivemos 4 lightning talks bem bacanas:
Ney Simões – Adicione PostCSS na sua stack Danielle Soldera – Como melhorar seu Front-end Unit Test Marco Bruno – Organize as UX Tool Boxes Cristina Luz – Como as APIs podem lhe ajudar a criar um MLP
Com a pausa do almoço a oportunidade de conhecer grandes pessoas e compartilhar ideias e conhecimento.
Logo após o almoço novamente o retorno com uma palestra fantástica da mestre em UX Talita Pagani com o tema “10 Dicas de Acessibilidade Web para você nunca mais esquecer”, e vários pontos muito bacanas que passam batidos no processo de desenvolvimento do projeto, onde a acessibilidade não é só para deficientes visuais, mas também para portadores de alguma dificuldade motora ou com dificuldades temporárias como por exemplo um braço engessado.
A próxima palestra me fez refletir bastante, e foi realizada por Zeh Fernandes com o tema “A web está morrendo e você é o culpado” onde me fez refletir (até agora) bastante sobre liberdade na web, armazenamento de dados e como as grandes corporações estão tratando seus usuários e sua massa de dados.
Na pausa para o café, mais uma oportunidade fantástica de network, e trocar figurinha.
Um ponto bem interessante ocorreu durante a palestra do Zeh Fernandes, eu estava focado quando uma pessoa ao meu lado esquerdo abre o notebook e por reflexo eu dou uma espiada, e do nada leio o nome do dono do notebook na tela de login “Dr. Mauro Pichiliani”, na hora já pensei “Não pode ser” e twittei.
Acompanho seus trabalhos e seu projeto DatabaseCast a anos e agora ele está ao meu lado, e logo em seguida que escrevi ele abre o Twitter e viu meu texto e pudemos bater um papo super bacana, foi como voltar aos 16 anos 🙂
Outro fato bem legal é que quem tirou a foto foi niguém menos que Eduardo Matos 🙂
Logo após tivemos a segunda leva de Lightning Talks com os temas:
Cynthia Zanoni – Desenvolvendo APIs com AngularJS no Azure
Aryel Tupinambá – A evolução do asset pipeline: Webpack Module Bundler
Fernanda Bernardo – Jogos, indo além do simples css!
William Grasel – Programação Reativa com Angular 2
A próxima palestra foi da Andréa Zambrana com o tema “Viajando no front”, uma palestra muito bacana sobre comunidade e como podemos trilhar um caminho feliz em nossas carreiras e como a comunidade pode contribuir muito para isso.
E para fechar o dia, tivemos a palestra onde dei mais risadas com um projeto que ao longo da apresentação eu ficava cada vez mais impressionado e de boca aberta, o palestrante Afonso Pacifer com o tema “As entrelinhas do CSS” foi fantástico e apresentou seu projeto BananaCSS e caracoles que projeto fantástico, que iniciativa bacana e inspiradora, realmente foi para fechar com chave de ouro o dia e nos deixar focado em nossos objetivos e metas.
Pode parecer loucura para as pessoas que não trabalham com desenvolvimento ou no mercado de TI a ideia de ficar um sábado inteiro trancado em uma salão ouvindo palestras, mas para mim foi muito mais que assistir palestras, é uma oportunidade de conhecer pessoas novas, fazer amigos, conhecer histórias inspiradoras e de trocar ideias com pessoas que normalmente não temos acesso em nosso dia a dia. E valeu cada minuto do dia, pois a cada evento que participo, eu adquiro mais conhecimento mas acima disso me sinto um degrau acima como pessoa e me sinto muito feliz pelas experiências que vivencio.
Pode parecer piegas para muitos, o fato de ficar mencionando pessoas, porem ao longo de nossas carreiras temos pessoas que seguimos e admiramos seus trabalhos e suas contribuições para a comunidade, são essas pessoas que dedicam seu tempo para trazer novas ideias, que compartilham conhecimento e que contribuem para melhorar a comunidade como um todo. Ninguém me pediu para ser mencionado, ou que eu falasse bem de alguma coisa, simplesmente são pessoas fantásticas fazendo coisas fantásticas e isso é muito bacana e tem que ser valorizado.
Caso você que esteja lendo está entrando para o mercado de TI, ou que pretende ou deseje ou até mesmo você que já atua a anos porem que nunca participou de eventos, ou tem a impressão que são chatos e são perda de tempo, eu lhes garanto que vale muito a pena ir a um evento, que vale muito a pena se engajar na comunidade e participar desta galera que são simplesmente fantásticas, participe, palestre, contribua e com isso você verá o quão gratificante isto é.
Deixo aqui um super agradecimento a galera do Front In Vale, pelo super evento que eles trouxeram e que continuem nesta pegada pois estão fazendo a diferença.
Espero que tenham apreciado, e este foi o meu sábabo um dia bem bacana com pessoas e conhecimentos fantásticos… até a próxima pessoal!