Olá, tudo bem?!
É muito comum as pessoas terem dúvida de como aprender uma nova tecnologia, visto mais frequentemente nas pessoas iniciantes.
Com o tempo eu identifiquei a maneira com o qual melhor me adéquo para estudar, sugiro que comece a analisar quais maneiras lhe agrada mais, e que trazem melhores resultados. Sabemos que não existe uma maneira universal (bala de prata) para todos, há pessoas que gostam de ler, outras de assistir ao conteúdo desejado, ouvir podcasts ou áudio books por exemplo, essa diversidade é natural e individual de cada pessoa.
A maneira que me agrada é composta de uma mescla das possibilidades sendo leitura, vídeo, podcast e principalmente mão na massa!
Leitura da documentação
Independente da tecnologia, busco sua documentação oficial para leitura e compreensão do que se propõem a fazer e resolver.
Nesse primeiro contato analiso a qualidade da documentação, se é fácil de compreender, bem estruturada e se recebe constantes atualizações.
Boas documentações são simples, coesas, com bons exemplos de código e guia a pessoa para que ele possa ir se familiarizando com a tecnologia.
Importante saber se a documentação tem profundidade no conteúdo, para que assim seja possível seguir para o próximo nível com mais confiança.
É natural que conforme avence nos estudos, pode ser que determinado cenário a documentação não atenda a expectativa, porém existem maneiras de sanar isso, e nos tópicos a seguir iremos ver essas opções.
Busca por material de apoio
Para um rápido overview da tecnologia, gosto de acessar o site https://learnxinyminutes.com, seu conteúdo é bem interessante que traz um breve resumo da tecnologia. Um ponto que pode ser restritivo é que nem todo conteúdo tem sua versão traduzida para português, porém vale o acesso para leitura do seu conteúdo.
Busco posts sobre o conteúdo desejado e para isso acabo pesquisando termos como, “xpto for beginners”, e filtro os resultados por tempo e se o conteúdo apresentado faz algum sentido. Com o tempo, vamos identificando pontos em comum entre as tecnologias e esses pontos são mais rápidos absorvidos, ou até mesmo ignoro pois foco em pontos mais específicos.
Adoro ouvir podcasts, com isso busco no feed dos podcasts que sigo para ver se eles tem material sobre o assunto que desejo, aproveito para seguir as pessoas que participaram do tema. Iremos falar um pouco melhor mais a frente sobre essas referencias 😉 .
Busco vídeos no Youtube, porém esse sou mais criterioso, pois dependendo do tema o fator tempo é crucial. Pois, podemos encontrar um vídeo com 5 anos e que pode ter envelhecido mau, que torna o vídeo obsoleto. Agora, se o tema que busco for fundamentos, como arquitetura, design de código ou temas nessa linha, o fator tempo se torna menos denso, pois são conteúdos que se bem apresentados resistem ao passar do tempo.
Dependendo da minha necessidade, busco cursos para encurtar o tempo de aprendizado, pois com isso será mais rápido passar pelos desafios iniciais e também facilitará o aprofundamento quando busco na documentação ou materiais complementares.
Uma fonte de estudos que amo são os livros, porém não foco em livros de linguagens, pois é natural que evoluam rapidamente e com isso o livro se torna obsoleto com a mesma agilidade. Aqui cabe um “disclaimer”, eu não consumo, porém você pode gostar e ser uma ótima fonte de conteúdo para você, não limite a minha rotina.
Compro livros focados em conhecimentos base, alguns títulos de exemplo são,
- Arquitetura limpa
- Código limpo
- Domain-Driven Design: atacando as complexidades no coração do software
- O mítico homem mês
- O Programador Apaixonado;
- O Programador Pragmático
- Orientação a Objetos e SOLID para Ninjas
- Padrões de projetos
Aqui cabe uma ótima indicação para quem está iniciando sua carreia na tecnologia, o grande Willian Oliveira escreveu um ótimo livro chamado O universo da programação, focado em auxiliar as pessoas iniciantes na tecnologia.
Temos hoje uma enxurrada de propagandas sobre cursos, bootcamps ou soluções milagrosas para que em um tempo ridiculamente curto você atinga resultados impossíveis. Peço que tenha parcimônia ao analisar essas “oportunidades”, pois como mencionado anteriormente, aprender leva tempo, construir uma carreira leva-se anos, e pular etapas ou acreditar em soluções milagrosas é muito perigoso e que pode ser extremamente frustrante. Não estou dizendo que todos são assim, há empresas sérias e excelentes prestando um serviço excepcional, apenas reforço que pesquise e pondere, pois há pessoas que depositam todo o dinheiro que tem, em momentos de extremo desespero e isso pode ser muito perigoso.
Criação de projeto teste
É fundamental para o meu fluxo de estudos por em prática o que estou aprendendo e pesquisando, para isso eu crio um pequeno projeto que será resolvido com a tecnologia que estou estudando.
Esse projeto tem como essência ser muito curto que seja resolvido em 1 semana ou menos, por que isso, para não gerar frustrações e que eu não me foque em qual projeto fazer e sim na tecnologia. Tenho um projeto open source chamado Laboratório de ideias, onde seu foco é concentrar ideias de projetos para praticar os estudos. Tenho um post que descreve melhor o ideal do projeto.
Esses projetos eu aproveito e deixo no meu Github, para que assim eu possa revisitar caso deseje e até mesmo retomar para praticar novos conhecimentos.
Profissionais referência na tecnologia
Uma das maneis que busco me manter atualizado é por meio do Twitter, sigo profissionais referencias em diversas tecnologias que me interessa, e isso me possibilita acessar materiais e conteúdos que são compartilhados.
Caso a pessoa que sigo tem canal no Youtube, também me inscrevo para consumir seus vídeo.
Obviamente, nem todo o conteúdo eu consumo, faço um filtro do que me é interessante no momento e o que posso consumir posteriormente.
Comunidade
Posso dizer com total tranquilidade, minha carreira deslanchou após me envolver com comunidades.
E gosto muito de ir em eventos, metups e reuniões para conhecer pessoas e trocar experiência. Tenho grandes amigos que conheci em eventos.
Eu não me prendo á uma área, vou em eventos de front-end, back-end, design e etc. Gosto de consumir e interagir com conteúdos e pessoas diversas. Não há um evento que fui que minha cabeça não tenha explodido com tanto conteúdo fantástico que fui apresentado, com visões que provavelmente sozinho eu não consumiria.
Newsletter
É uma excelente maneira para receber uma coletânea de conteúdos para serem consumidos, essa pluralidade é muito bom e desperta para conteúdos que não estava no meu radar. E o melhor de tudo é que todo conteúdo recebe curadoria do mantenedor, com isso a qualidade do material é elevada.
Pós primeiros passos
Para aprofundar o conhecimento acabo focando na documentação oficial da tecnologia e em profissionais referência.
Conforme avançamos no uso da tecnologia, as necessidades se tornam específicas e menos genéricas, com isso menos conteúdo.
Por isso quando solucionou algo fora da curva ou encontre conteúdo que resolva um problema específico, eu compartilho para disseminar na comunidade.
Cursos
Não descarto comprar cursos, porém isso depende do momento, necessidade e qualidade.
Há momentos em que o tempo para aprender alguma tecnologia é curto, e com isso busco cursos para agilizar todo o processo.
Como analiso a qualidade do curso? Levo em consideração os seguintes pontos.
- A ementa do curso;
- Assisto a vídeo aula demonstrativa;
- Analiso se o som e vídeo são bons;
- Se o material está atualizado;
- Suporte;
- O conhecimento do instrutor.
Após localizar um curso que me interessa busco referencias com amigos e colegas para receber feedback da plataforma, curso ou instrutor.
Compartilhar
Um ponto que gosto de fazer é gerar conteúdo no meu blog para reforçar o aprendizado e compartilhar com a comunidade. Para escrever o post é necessário pesquisar, estudar e aprender de forma sólida o conteúdo que deseja partilhar, pois assim será transmitido com muita clareza e assertividade. Mas, há diversas maneiras que podemos compartilhar conteúdo, sendo um tweet, vídeo, podcast, meetups, eventos e etc.
Um ponto que me atraí em compartilhar é praticar a comunicação, e atingir o resultado de uma comunicação simples, clara e que agregue valor na vida de outra pessoa, sendo extremamente gratificante.
Tempo
Aprender leva tempo, conhecimento necessita de tempo para que seja digerido, processado e compreendido. Dito isso, não se assuste com o conteúdo que esteja aprendendo, sua absorção e entendimento pode levar um tempo, e julgo ser natural isso.
Sempre revisitar conteúdos é uma boa prática, pois com o tempo e a bagagem adquirida, pois assim temos um outro olhar e com isso nova compreensão.
Auto Cobrança
Esse é um ponto delicado, pois, temos que encontrar um ponto de equilíbrio para assim ter uma rotina saudável. Porém, temos que ter a disciplina de manter a rotina de estudos e não ficar se sabotando.
Obviamente há momentos onde temos que exigir mais performance para atingir um objetivo, mas tratar a si mesmo como máquina é a receita para uma saúde mental problemática. Como mencionado anteriormente, tempo é um fator que considero importante no processo de aprendizado. Ao mesmo tempo, não fique arrumando mil desculpas para não estudar, tenha sempre em mente seus objetivos.
Devo estudar apenas o que gosto?
NÃO! Somos profissionais, e teremos momentos onde aprender uma tecnologia que não está ligada aos nossos interesses é fundamental, e quando isso acontecer é o melhor momento para por em prática com mais rigor todos os seus processos de estudos.
Assim você atinge o resultado desejado o quanto antes e poder voltar ao que realmente deseja estudar. Porém, há sempre pontos positivos em estudar, sempre haverá conteúdo que podemos utilizar com os outros conhecimentos. E no meu caso pessoas novas que conheço e que enriquecem a experiência dos estudos.
Fazer sempre o que quisermos, nem sempre é o caminho. Temos que fazer o que é necessário, e com isso obter valor em nosso trabalho.
Para quem está iniciando a carreira buscando seu primeiro emprego ou estágio, e que está com dúvida do quê estudar, sempre recomendo que procure se informar quais tecnologias o mercado ao seu redor está mais carente e inicie por elas. Pois, após empregado, já estabelecido e sem o nervosismo do primeiro emprego, você terá a liberdade de escolher para qual tecnologia deseja aprender.
Não se agarre a uma tecnologia
Infelizmente ainda é comum nos depararmos com discussões sobre “a tecnologia X é muito melhor que a Y”, eu sou privilegiado pois, quando iniciei minha carreira me cerquei de excelentes profissionais, onde esse tipo de visão não fazia parte dessas pessoas.
Isso é ótimo pois, uma das belezas da nossa profissão é poder usar, testar e brincar com qualquer tecnologia. Poder aprender qualquer coisa é simplesmente maravilhoso e claro, com o tempo identificar quais lhe agradam mais e quais lhe agradam menos. Não existe linguagem melhor que a outra, existe a ferramenta certa para o problema encontrado.
Você não ganha nada entrando nessas discussões, pois todas as linguagens sempre ficam de olhos bem abertos nas outras, para assim ver o que elas tem de melhor e trazer para dentro de casa.
Considerações finais
Todo o conteúdo compartilhado nesse post é o resumo das maneiras e rotina que uso para aprender e me manter atualizado, reforço a importância do auto conhecimento, se dê a liberdade de experimentar maneiras diferentes e com isso construir a melhor prática para você
Espero que lhe ajude de alguma forma e sucesso em seus projetos.